Segurança online.

Proteger o seu dinheiro e a confidencialidade dos seus dados é uma missão diária do Banco Montepio, mas as suas ações continuam a ser determinantes. Conheça as fraudes mais frequentes e os cuidados que deve manter para garantir a segurança da sua conta na utilização da internet.

As fraudes mais recentes.

Alerta de bloqueio do Net24 ou app APProva
Tenha cuidado com emails e sms a alertar para o bloqueio do Net24 ou da app APProva e a pedir uma ação imediata. Nunca carregue em links ou introduza os seus dados de acesso ao Montepio24 em páginas acedidas através dessas mensagens.
Pedido de dinheiro através do WhatsApp
Esteja alerta para a burla feita através de mensagens WhatsApp ou sms, em que o burlão se faz passar por um filho ou filha e lhe pede para enviar dinheiro com urgência. Não faça qualquer transferência sem confirmar primeiro que se trata mesmo de um familiar.
Fraudes por chamada telefónica
Tenha cuidado com chamadas telefónicas, alegadamente feitas pelo Banco, em que alertam para movimentos fraudulentos ou bloqueios da sua conta e lhe pedem códigos sms enviados pelo Banco. Ao partilhar estes dados, estará a dar acesso à sua conta.
Fraudes através do MBWAY
Sempre que lhe propõem o envio ou receção de dinheiro através do MBWAY, nunca partilhe o código gerado através da opção “Levantar Dinheiro”. Com esse código, o burlão poderá levantar dinheiro da sua conta. Nunca divulgue também o seu Pin de acesso ou o código sms de adesão ao MBWAY.
Recomendações de segurança
Não utilize links para aceder ao site
Escreva sempre o endereço completo do site no seu browser. Não confie em emails que tenham sido alegadamente enviados pelo Banco Montepio com links para páginas a pedir o seu username ou password. Nunca o fazemos!
Confirme o endereço
Ao aceder ao site ou ao Montepio24, verifique sempre se o endereço começa com "https://". Procure também o cadeado antes do endereço, símbolo do certificado de segurança, e verifique a referência ao Banco Montepio, clicando duas vezes no mesmo.
Defina passwords fortes
Não escolha passwords básicas e relacionadas com informação pessoal, e evite usar a mesma password nas suas diversas contas e serviços online que utiliza. Misture letras, números e caracteres especiais.
Nunca partilhe códigos SMS
Nunca faculte a terceiros os códigos que lhe são enviados por SMS pelo Banco. Ao fazê-lo, poderá estar a dar acesso à sua conta e aos mecanismos de validação de operações.
Suspeite de mensagens de alerta
Desconfie de e-mails e SMS com mensagens a alertar para o bloqueio da sua conta ou dos seus acessos ao Banco e a solicitar uma ação imediata. Normalmente, reencaminham para páginas fraudulentas, com o objetivo de capturar os seus dados de login.
Mantenha o seu computador, tablet e smartphone seguros
Proteja os seus equipamentos com passwords de acesso, mantenha os sistemas operativos atualizados, utilize um antivírus e uma firewall no seu computador e só instale software e apps oficiais, uma vez que há a garantia das mesmas serem verificados constantemente contra comportamentos maliciosos e roubo de informações.

O que fazer em caso de fraude.

Em caso de fraude ou suspeita de fraude, entre de imediato em contacto com o Banco ou visite um dos nossos balcões.