Alerta de Segurança: SMS fraudulento

O Montepio solicita, por isso, que salvaguarde sempre os seus dados pessoais na realização de operações, não os fornecendo e seguindo as recomendações abaixo.

    Os e-mails e SMS de phishing recorrem a mensagens falsificadas com referências ao Montepio, contendo essas mensagens links fraudulentos passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de clientes. Assim, e sob o falso pretexto de ser necessária uma verificação de acesso com o cartão matriz, os destinatários destas mensagens são induzidos a aceder incautamente a links que remetem para páginas fraudulentas na Internet ou instalação indevida de aplicações.

    Os exemplos apresentados referem-se ao envio de mensagens de texto / SMS com um remetente fictício “MONTEPIO” (ou outro, sem qualquer tipo de associação ao Montepio) e com o conteúdo apresentado nas imagens e que reencaminha para uma página com um domínio fictício (mobmontepio.com).

    O Montepio nunca envia mensagens de texto / SMS com links.

    Verifique sempre a barra de endereços e certifique-se que está em ambiente seguro HTTPS, com certificado "Caixa Económica Montepio Geral [PT]" e no domínio montepio.pt.

    Nos exemplos apresentados, não é isso que acontece, sendo claramente uma fraude.

    Os ecrãs fictícios pretendem simular o acesso ao serviço Netmóvel24, solicitando o upload da imagem do Cartão Matriz, após a introdução do utilizador e do código PIN, tratando-se de uma fraude, uma vez que o Montepio nunca solicita esses dados, nunca solicita o upload da imagem do Cartão Matriz e nem cobra qualquer valor.

    Alerta de Segurança: SMS fraudulento | Exemplos

    Consulte alguns dos exemplos de emails de phishing identificados e garanta a total proteção dos seus dados pessoais e realize as suas operações sempre com toda a segurança e comodidade.

     

    Conheça os principais procedimentos de segurança adotados pelo Montepio:

    - Nunca solicita a introdução conjunta do Código PIN e as coordenadas do Cartão Matriz;

    - Nunca solicita, em situação alguma, as coordenadas do Cartão Matriz na sua totalidade, por isso, nunca introduza esta informação;

    - Nunca solicita dados relacionados com o seu Cartão de Crédito (Nº. de Cartão, CVV e Nome do Titular);

    - Em situações de revogação dos Códigos de Acesso, a reativação do Serviço deverá ser sempre efetuada junto do Phone24 (707 20 20 24 | +351 217 241 624);

    - Nunca envia mensagens automáticas (e-mails ou SMS) aos seus Clientes solicitando dados de segurança ou informação confidencial.



    Conheça as nossas dicas de segurança online.


    Agradecemos o seu alerta face a qualquer situação que considere anómala, para o Serviço Phone24, 707 20 20 24 (+351 217 241 624 a partir do estrangeiro), ou Linha Informativa Montepio, 707 10 26 26, disponíveis todos os dias do ano (acompanhamento personalizado entre as 08h00 e as 00h00).

    ImprimirTamanho da letraA-A+

    Solicite o nosso contacto

     

    * Campo de preenchimento obrigatório

    **Os dados recolhidos serão processados informaticamente e destinam-se apenas a ser utilizados pela CEMG e Empresas do Grupo. Se necessário poderá ter acesso à informação pessoal, para a corrigir, aditar ou eliminar, mediante contacto com a CEMG.