Notícias

Abertura de mercados | 13 de setembro de 2017

O PSI 20 segue com uma valorização de 0,06%, as restantes praças europeias seguem mistas;

O IGCP, instituto que gere a dívida pública portuguesa, vai regressar aos mercados. O Tesouro português realiza, esta quarta-feira, uma emissão de dívida de longo prazo, a 10 anos. Pretende emitir entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros e garantir os juros mais baixos do ano. A última emissão de Obrigações do Tesouro a 10 anos foi em Maio, com a agência a emitir 632 milhões de euros, tendo pago uma taxa de juro de 3,386%; (Negócios)

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, faz o discurso do estado da União às 9:00 em Estrasburgo (08:00 em Lisboa); (Negócios)

Também a banca estará em destaque, já que os bancos portugueses estão mais dependentes do Banco Central Europeu. Pelo segundo mês seguido, houve um agravamento do financiamento cedido por Frankfurt à banca nacional. Uma subida não só em termos mensais, mas também na comparação homóloga. Aliás, desde o início de 2013 que não havia dois meses seguidos com avanços homólogos na exposição ao BCE; (Negócios)

BCE tem mais de 20% da dívida soberana da Zona Euro. Proporção de dívida pública detida pelo BCE é similar à da Fed e do Banco de Inglaterra. Mas na dívida de empresas o peso ainda é baixo; (Negócios)

A Mota-Engil assinou dois contratos de recolha de resíduos em Abijan, capital da Costa do Marfim, no valor total de 323 milhões de euros, que poderão prolongar-se por um prazo de 10 anos; (Económico)

O evento da Apple foi interessante, mas não trouxe novidades excitantes. Apesar do entusiasmo à volta do iPhone X, a marca não introduziu nada que não existisse já no mercado. Aliás, este topo de gama deve ser visto à luz do stock muito limitado que se antevê para esta primeira fase ? vai ser difícil de o encontrar. Ao mesmo tempo, existem dúvidas de que os iPhones 8 e 8 Plus sejam capazes de fazer os fãs largarem os modelos anteriores. Mas nem por isso deixou de ser um evento digno de cobertura; (Economia online)

Acompanhe os principais títulos e índices dos principais mercados em montepio.pt/mercados.

ImprimirTamanho da letraA-A+