Descubra a nossa marca

A tradição centenária da marca Montepio – uma das mais antigas do País – e o orgulho pela sua singularidade no panorama nacional garantem-nos o posicionamento de instituição experiente, positiva e determinada, humana, próxima e solidária.

Conheça as nossas cores e a história da nossa marca que define a nossa mensagem.

    A história da nossa imagem de marca

    O pelicano foi, desde sempre, o símbolo do Montepio Geral. Em 1840, quando abriu as portas do Monte Pio dos Funcionários Públicos, já era o pelicano, debruçado sobre as suas crias, que acolhia os primeiros associados e, quatro anos mais tarde, os clientes da Caixa Económica.

    Mitologicamente, esta ave marinha sempre foi vista como o expoente máximo do altruísmo, retirando de si para dar aos filhotes. A posição cabisbaixa que os pelicanos assumem quando alimentam as suas crias dá a sensação que é do peito que estão a tirar o alimento, ao invés de ser da bolsa onde guardam o peixe, como hoje se sabe.

    Esta tradição – inspirada na iconografia cristã - está ligada ao pensamento altruísta, à fraternidade universal, ao solidarismo maçónico e fez com que a imagem do pelicano fosse usada por várias instituições dedicadas ao socorro mútuo, como o Montepio Geral.

    Imagem de Marca Montepio - História

    Em 2006, no propósito de recuperar as crias do pelicano, a emotividade e a ideia de auxílio mútuo e proteção, o logótipo Montepio recuperou a imagem de um pelicano e do seu filhote.

    O símbolo ganhou cor, vida e uma dimensão de proteção e relacionamento pessoal. Numa palavra… emoção.

    As nossas cores

    A nossa imagem de marca traduz um projeto criado pelas pessoas e para as pessoas, uma instituição que se renova e cresce com a participação ativa de cada um e uma marca que combina vitalidade e proximidade com participação e responsabilidade.

    O azul remete para o património histórico da marca, para a sua longevidade e permanente abertura, propiciada pelos largos horizontes. Mas também para o mar, essencial à vida, contador de experiências do passado e generoso em projetos de futuro.

    O amarelo torrado traduz os valores que integram a missão do Montepio, a promessa de acompanhamento das pessoas nas diversas fases do seu ciclo de vida. Fonte de energia, incorpora um importante motor para o crescimento, atitude sempre presente na promessa do Montepio.

    Produtos relacionados

    As nossas sugestões para si

    ImprimirTamanho da letraA-A+

    Solicite o nosso contacto

     

    * Campo de preenchimento obrigatório

    **Os dados recolhidos serão processados informaticamente e destinam-se apenas a ser utilizados pela CEMG e Empresas do Grupo. Se necessário poderá ter acesso à informação pessoal, para a corrigir, aditar ou eliminar, mediante contacto com a CEMG.